Loterias dos Sonhos — entenda como funciona
A Loteria dos Sonhos é um jogo de loteria exclusivo do estado do Ceará. Criada pela Lotece (Loteria Estadual do
Desde o fim de 2020, o STF entendeu que não é monopólio da União a criação de loterias e que isso prejudicava a arrecadação dos demais estados, principalmente nos projetos de seguridade social e programas sociais.
Desde então, o mundo das loterias ganhou uma grande oportunidade de expansão com a possibilidade da criação de loterias específicas para cada estado.
Você quer entender mais sobre isso e saber quais são as opções de loterias estaduais que temos atualmente? Então a Loteria da Sorte vai te contar tudo sobre isso e ainda te falar sobre como apostar e concorrer aos prêmios delas. Vamos lá?
Em setembro de 2020, o STF decidiu que a exploração de loterias não é exclusividade apenas da União, e com esta decisão os estados ganharam o direito de gerenciar suas próprias atividades lotéricas.
Mas você pode estar se perguntando sobre a Loterj, a Lotece e a loteria mineira, que já existiam. O que talvez você não saiba é que elas funcionavam sob liminares, trazendo uma certa insegurança jurídica.
A partir da decisão do STF, tanto a Loterj (Rio de Janeiro), como a Lotece (Ceará), a LEMG (Minas Gerais) e todos os demais estados poderão ter suas próprias loterias regularizadas de acordo com a lei.
Como são uma fonte importante para o desenvolvimento econômico de programas sociais, o projeto determinou que pelo menos 25% do total arrecadado deve ser destinado a programas de esporte e seguridade social.
De acordo com informações da Caixa Federal, houve um aumento de 7,34% na arrecadação de loterias do ano de 2020 para o ano de 2021.
O valor da arrecadação em 2021 foi de R$ 18.124.192.093,50, o maior volume de apostas foi proveniente da Lotofácil.
O estado com maior número de vencedores foi São Paulo, e em segundo lugar, ficou Minas Gerais.
Com a criação de novas loterias, a Caixa Econômica Federal autorizará apenas aquelas que não forem semelhantes às já oferecidas. Por isso cada estado precisa lançar seu próprio edital e aguardar o retorno sobre a viabilidade de sua própria loteria estadual.
Ou seja, se você estava esperando por um jogo da Mega Sena exclusivo para seu estado, isso não vai acontecer.
Como já dissemos anteriormente, já existiam algumas loterias estaduais que funcionavam por liminares do Governo Federal. A Lotece é um ótimo exemplo, já que ela administra uma das maiores loterias estaduais já existentes, que é a Loteria dos Sonhos.
Para apostar nessa loteria, você deve se dirigir a qualquer casa lotérica ou estabelecimento credenciado, ou ainda pela internet.
Como era de se esperar, a loteria de um estado não será vendida em outro, já que a intenção visa justamente a arrecadação para apoiar os serviços públicos de cada local.
Sendo assim, se o seu estado ainda não tem uma loteria própria, certamente em breve terá.
O Distrito Federal e a Paraíba já se utilizaram da suspensão do decreto lei 204 de 1967, que dava exclusividade deste serviço à União, e já apresentaram suas propostas para seus estados.
Basta aguardarmos toda a burocracia para aprovação, já que ainda assim, somente a União pode definir quais atividades lotéricas os estados podem realizar.
Como em qualquer outro tipo de loteria, para concorrer aos prêmios o apostador precisa adquirir um bilhete completo ou uma fração dele, e isso pode ser feito em casas lotéricas e comércios credenciados, como algumas bancas de jornal, por exemplo.
Claro que quanto mais bilhetes você adquirir, maiores serão suas chances de ganhar. Veja agora quais são os tipos de loterias estaduais existentes:
Loteria estadual do Ceará
Loteria estadual do Rio de Janeiro
Loteria estadual Mineira
Loteria estadual da Paraíba